top of page

Do Discurso ao Valor Real: Como a Comunicação Constrói Resultados no Capitalismo de Stakeholders

  • Foto do escritor: Instituto Ora
    Instituto Ora
  • 1 de out.
  • 3 min de leitura

Por André Faria Rassi, Instituto Ora


Vivemos em uma era de contrastes profundos, onde a urgência climática e a cultura do excesso coexistem. Neste contexto, a sustentabilidade deixou de ser uma opção para tornar-se imperativo estratégico. Mais do que isso, a forma como as organizações comunicam seu compromisso com o futuro define sua relevância e resiliência no mercado.


A comunicação sustentável vai além do discurso, é uma ferramenta catalisadora de transformação. Quando alinhada a ações concretas, a comunicação modifica modelos de negócio, engaja colaboradores, educa consumidores e atrai investidores conscientes. Seu poder reside na capacidade de traduzir complexidade em significado, conectando valores corporativos a anseios sociais reais.


A comunicação é a peça que conecta a intenção à ação. Mais do que informar, sua função estratégica é  gerar transparência, construir confiança e alinhar valores, transformando metas de ESG em resultados tangíveis. Sem uma comunicação clara, mesmo as melhores iniciativas podem perder impacto. Tão importante quanto realizar é reportar ações assertivas.


Impacto Interno: Cultura e Gestão


Internamente, a comunicação é o motor de mudança cultural. Quando os colaboradores compreendem o "porquê" e o "como" das metas de sustentabilidade, o alinhamento e o engajamento aumentam. Isso se traduz em:


  • Maior adesão às práticas sustentáveis no dia a dia;

  • Gestão proativa de riscos, através da transparência sobre desafios;

  • Empoderamento dos times, que se tornam embaixadores da cultura ESG.


Princípios que orientam uma comunicação autêntica:


  • Transparência: compartilhar não apenas conquistas, mas também desafios e aprendizados;

  • Consistência narrativa: garantir que cada mensagem reflita operações e políticas internas;

  • Diálogo contínuo: envolver stakeholders em conversas colaborativas que influenciem decisões.


Estratégias para efetividade:


  • Relatórios de impacto que humanizam dados técnicos;

  • Narrativas visuais e de texto que ilustrem jornadas reais de transformação;

  • Campanhas que incentivam mudanças de comportamento mensuráveis.


Para Stakeholders: Da Confiança à Decisão


Externamente, comunicar sustentabilidade é um investimento em relacionamento e reputação. É o que permite transformar dados complexos em narrativas que conectam, educam e influenciam. Empresas que compartilham abertamente seus progressos e desafios, não apenas fortalecem a credibilidade, mas também fidelizam clientes cujas escolhas são guiadas por valores e, ainda, capacitam investidores e parceiros a tomarem decisões mais conscientes e estratégicas.


Para uma comunicação baseada na sustentabilidade é essencial o exercício constante de um diálogo entre stakeholders, por meio de diferentes canais - o que deve acontecer diariamente nas redes sociais, em discussões com representantes da Academia, das comunidades, consumidores e especialistas.


Hoje e amanhã


Ativos intangíveis, como reputação e confiança, representam valor tangível. E a comunicação é a aglutinadora de esforços, transversal a todas as áreas e essencial para empresas que almejam não apenas sobreviver, mas liderar a construção de economias regenerativas.


O futuro exige comunicadores estratégicos que dominem linguagens múltiplas, desde dados ESG, até narrativas humanas e inspiradoras, sempre ancorados na verdade dos fatos. Essa é a base para criar legados que transcendem resultados financeiros e geram impacto positivo duradouro, permitindo a criação real de valor para clientes, que encontram propósito e confiança em marcas alinhadas com seus valores; para colaboradores, que se engajam em propósitos compartilhados e veem seu trabalho como parte de uma mudança significativa; para investidores, que identificam resiliência e potencial de longo prazo em organizações transparentes; para comunidades, que experimentam melhorias tangíveis em sua qualidade de vida; e para a sociedade como um todo, que avança em direção a um futuro mais justo e sustentável.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page