top of page
certiicacao_LIFE.png
marca_life_B_B.jpg

Certificação Life 
Negócios e Biodiversidade

O Instituto Ora apresenta a Certificação LIFE como alternativa aos gestores comprometidos com a conservação da natureza para uma atuação efetiva na compensação dos seus impactos. Por meio da quantificação de impactos e pontuação das ações de conservação da natureza a partir de critérios técnicos e cientificamente reconhecidos, a metodologia de Certificação Life possibilita avaliar e integrar a conservação da biodiversidade aos modelos de negócios de quaisquer atividades econômicas.


A Certificação LIFE auxilia nos processos ESG, fornecendo dados quantificáveis e robustos sobre a atuação empresarial na sustentabilidade do negócio.


O Instituto LIFE, lançado em 2009, atua como um organismo normalizador internacional responsável pela Metodologia LIFEe e respectiva certificação. Utilizando-se de métricas internacionais e reconhecida como metodologia robusta e internacionalmente aceita, é certificada por terceira parte, conferindo às empresas o título de “Nature Positive”.


A Metodologia LIFE avalia inicialmente os indicadores de gestão em nível organizacional e a cadeia de fornecedores. São levantados também os impactos e dependências dos ecossistemas. Nesta etapa, é avaliada a regularidade e a gestão ambiental da empresa, evidenciando o comprometimento da política interna das organizações com a conservação dos recursos naturais.


O segundo passo é a quantificação dos cinco impactos avaliados pela metodologia: recursos hídricos, resíduos, uso do solo, energia e geração de gases de efeito estufa. Com estes valores é determinado o Índice de Pressão à Biodiversidade e o Desempenho Mínimo em Biodiversidade. Nesta fase são implementadas ações para mitigação dos impactos e ações de melhoria na gestão ambiental do empreendimento.


O terceiro passo é a elaboração do Plano de Ação para a Biodiversidade no qual é realizada a avalição e pontuação das ações de conservação da biodiversidade, o Cálculo de Desempenho Positivo em Biodiversidade e as melhorias nas ações e projetos de conservação.


A próxima etapa é a certificação ou verificação por órgão certificador de terceira parte que avalia e certifica a regularidade e a veracidade das informações aferidas ao negócio.


Áreas com vegetação nativa abundante podem gerar créditos de biodiversidade que serão colocados no mercado ou serão adquiridos por negócios geradores de impacto que desejam se certificar.


A função do Instituto Ora é promover o encontro dos geradores de impacto e geradores de créditos de biodiversidade, de maneira que a conservação das áreas de vegetação nativa possa receber recursos oriundos de seus créditos de biodiversidade, gerados por projetos de ações de conservação da natureza.

bottom of page