Como o mercado de soluções ambientais está evoluindo para impulsionar a conservação da natureza?
- Instituto Ora

- 1 de out.
- 2 min de leitura
Por Adriane Cilião Guimarães. Instituto Ora.
Quando falamos de conservação e não preservação da natureza, estamos falando da atitude de proteção integral da biodiversidade. Não o uso sustentável, agroflorestal ou ainda o extrativismo, que implicam em impacto de algum tipo, alterando a composição, estrutura e função dos ecossistemas.
Os créditos de carbono foram uma das primeiras iniciativas que remuneram as áreas de “floresta em pé”, iniciando uma nova proposta de gestão dos recursos naturais. Juntando-se aos créditos de carbono temos as compensações ambientais, na qual o proprietário de áreas de vegetação nativa pode ser remunerado pelo inestimável serviço de proteção de habitats naturais que abrigam ecossistemas diversos.
Outro serviço inestimável, o fornecimento da água para todas as criaturas do planeta, depende da conservação das nascentes e da vegetação protetora. Iniciativas de pagamento por grandes consumidores de água aos proprietários de áreas com nascentes e vegetação nativa, já são possíveis e reconhecidos pelas instituições financeiras e importadores dos nossos produtos como ações ambientais positivas.
Porém, o mais novo produto da conservação são os Créditos de Biodiversidade adquiridos através da Certificação Life. Com ações de efetiva proteção das áreas com vegetação nativa, os empreendimentos podem compensar o impacto causado por suas atividades, avaliando a gestão de resíduos, uso da água, energia, gases de efeito estufa e uso do solo.
As ações de mitigação destes cinco fatores e ações de proteção efetiva da biodiversidade, são a forma do empreendimento compensar o impacto que gera e ainda conseguir créditos de biodiversidade que poderão ser comercializados ou armazenados para continuar compensando seus impactos.
Este novo conceito de conservação ambiental, a Produção de Natureza, é mais que simplesmente compensar os gases de efeito estufa. É mais que economizar água ou proteger os corpos d’água com mata ciliar. É um novo conceito no mercado dos ativos ambientais. É o reconhecimento de que a natureza é valiosa simplesmente por ela mesma. É a valoração dos serviços ecossistêmicos, sem os quais não existiríamos.
Os créditos de biodiversidade são a essência da Produção de Natureza. São resultado da criação de áreas legalmente protegidas, das ações de manutenção da composição, estrutura e função dos ecossistemas e da efetiva compensação dos impactos causados por nós.
Ao se certificarem com a Certificação Life, os gestores têm a certeza de que sua colaboração para a manutenção da vida no planeta é profunda e pautada em critérios científicos, métricas condizentes com tratados internacionais e reconhecidas em diversos países. A robustez da metodologia e os resultados para a proteção de habitats naturais se destaca pela seriedade e efetividade na proteção ambiental.
O INSTITUTO ORA, iniciando sua trajetória, tem a CERTIFICAÇÃO LIFE em seu escopo de serviços como uma das soluções para a conservação da natureza. Além disso, a avalição das áreas com vegetação nativa, o desenvolvimento de projetos e a sensibilização de gestores e empresários completam as soluções para as ações essenciais para o planeta.
#certificacaolife #life #institutoora #producaodenatureza #metodologia #cientifica #conservacaodanatureza
Comentários